PESQUISAR BLOG:

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Projeto: "ALIMENTE-SE BEM"


Histórico

Os princípios do “Alimente-se Bem” foram determinados a partir de pesquisas realizadas por nutricionistas da entidade, que observaram hábitos alimentares dos trabalhadores da indústria no Estado, preço dos alimentos e o teor nutritivo das dietas praticadas.
O levantamento também detectou grande desperdício de partes importantes dos alimentos, na maioria das vezes por desconhecimento de suas propriedades nutricionais e possibilidades culinárias.
A partir dessas informações, foram desenvolvidas receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saudáveis, nutritivos, saborosos e econômicos.
Desde então o programa é aberto à comunidade, ministrado gratuitamente em unidades fixas e móveis do Sesi-SP, e levado a indústrias, prefeituras, universidades, organizações não governamentais e entidades assistenciais por meio de parcerias.
Como resultado, o programa foi multiplicado para mais de 2 milhões de pessoas e provou, por meio de estudos com universidades, que vários ingredientes apresentam mais nutrientes em suas cascas, talos e ramas do que nas próprias polpas.

----------------------------------------------------------------------------

Programa de educação nutricional, criado em 1999, para difundir o conceito do aproveitamento integral dos alimentos aos trabalhadores da indústria, sua família e à comunidade em geral.
Uma metodologia inovadora. Seus princípios foram determinados  a partir de pesquisas realizadas por nutricionistas da entidade, que verificaram hábitos alimentares no Estado, preço dos alimentos e teor nutritivo. Observaram, também, grande desperdício de partes importantes dos alimentos, na maioria das vezes por desconhecimento de suas propriedades e possibilidades culinárias. A partir dessas informações, foram desenvolvidas receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saborosos, saudáveis, nutritivos e econômicos.
Curso do Programa Alimente-se BemOs cursos, com aulas teóricas e práticas, com duração de quatro ou dez horas, ensinam a preparar uma alimentação saudável e econômica a partir do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, com utilização integral desses alimentos, evitando-se o desperdício e contribuindo para a diminuição de resíduos orgânicos.


Os cursos são gratuitos e abordam, também, temas como:
• Conceitos sobre alimentação e nutrição;
• Higiene dos alimentos;
• Planejamento de compras;
• Cardápios para a família;
• Reconhecimento dos alimentos próprios para o consumo;
• Armazenamento antes e após o preparo.

----------------------------------------------------------------------------


Unidades:
Interior: Americana, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bauru, Birigui, Botucatu, Campinas I, Campinas II, Diadema, Franca, Guarulhos, Indaiatuba,Itapetininga,Itu, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara D’oeste, Santo André, Santos, Tatuí, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e São Bernardo do Campo.
São Paulo – Capital: A. E. Carvalho, Catumbi, Ipiranga e Vila Leopoldina

FONTE DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico sempre feliz em ter você por aqui e ler os seus comentários.

Só peço que se identifiquem, pois comentário ANÔNIMO é igual a chamada RESTRITA, você não sabe de quem é, e de como retribuir.

Beijos a todos .
DocesTravessuras.com